Despesas do Estado grego <br>caíram no 1.º semestre

As despesas do Estado grego caíram no primeiro semestre deste ano, segundo números divulgados, dia 23, pelo Ministério das Finanças, que mostram um saldo positivo nas contas públicas, excluídos os encargos com a dívida.

Entre Janeiro e o fim de Junho, as despesas do Estado cifraram-se em 23,2 mil milhões de euros, contra os mais de 26 mil milhões registados no mesmo período de 2014, segundo um comunicado do Ministério das Finanças, citado pela AFP.

A mesma agência noticiosa indica que o Estado grego reduziu financiamentos destinados a vários regimes de segurança social para «contrabalançar a falta de receitas e preservar um excedente primário».

Assim, no primeiro semestre do ano, a Grécia registou um excedente orçamental primário, ou seja, sem os encargos com a dívida, de 1,88 mil milhões de euros, quando há um ano, no mesmo período, o excedente foi de 707 milhões de euros.

Na véspera deste anúncio, um relatório do Eurostat indicou que a Grécia foi o país da União Europeia que mais reduziu a dívida pública no primeiro trimestre do ano.

Em percentagem do Produto Interno Bruto, a dívida pública helénica baixou 8,3 pontos, em relação ao resultado apurado no último trimestre de 2014.

No conjunto da UE, 15 estados-membros registaram um aumento da dívida em relação ao PIB e apenas 12 apresentaram uma diminuição.

 



Mais artigos de: Europa

As «portas giratórias» do TTIP

Uma investigação do Observatório Europeu das Corporações, publicada dia 15, mostra que vários responsáveis da Comissão Europeia ligados às negociações do TTIP trabalham hoje em companhias privadas.

Escapar à ruína

Após quatro dias de protestos que se estenderam a todo o país, os produtores de leite e de gado franceses obtiveram alguns apoios do governo para minimizar prejuízos.

A persistência da fractura

Um quarto de século transcorrido desde a «reunificação» da Alemanha, um abismo continua a separar as populações dos dois territórios. A julgar por um estudo do Instituto de Berlim para População e Desenvolvimento, divulgado dia 22, a...

Do Egeu ao Atlântico

Duas semanas transcorridas sobre a Cimeira do Euro (de 12 de Julho), prosseguem as negociações entre o governo grego e a troika para a assinatura de um terceiro memorando. Um cenário dificilmente imaginável por muitos dos que há seis meses, nas eleições, e de novo...