Despesas do Estado grego <br>caíram no 1.º semestre
As despesas do Estado grego caíram no primeiro semestre deste ano, segundo números divulgados, dia 23, pelo Ministério das Finanças, que mostram um saldo positivo nas contas públicas, excluídos os encargos com a dívida.
Entre Janeiro e o fim de Junho, as despesas do Estado cifraram-se em 23,2 mil milhões de euros, contra os mais de 26 mil milhões registados no mesmo período de 2014, segundo um comunicado do Ministério das Finanças, citado pela AFP.
A mesma agência noticiosa indica que o Estado grego reduziu financiamentos destinados a vários regimes de segurança social para «contrabalançar a falta de receitas e preservar um excedente primário».
Assim, no primeiro semestre do ano, a Grécia registou um excedente orçamental primário, ou seja, sem os encargos com a dívida, de 1,88 mil milhões de euros, quando há um ano, no mesmo período, o excedente foi de 707 milhões de euros.
Na véspera deste anúncio, um relatório do Eurostat indicou que a Grécia foi o país da União Europeia que mais reduziu a dívida pública no primeiro trimestre do ano.
Em percentagem do Produto Interno Bruto, a dívida pública helénica baixou 8,3 pontos, em relação ao resultado apurado no último trimestre de 2014.
No conjunto da UE, 15 estados-membros registaram um aumento da dívida em relação ao PIB e apenas 12 apresentaram uma diminuição.